Quando escolher os Prefixados? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Quando escolher os Prefixados?

 Este Post é para ajudar a mostrar qual a melhor hora para escolher os Prefixados.





  A melhor hora para escolher os Prefixados é quando a taxa atual esta alta (de preferência perto da alta histórica dos últimos anos) e tem tendência para cair no Futuro.
  Por isso faz sentido travar uma taxa bem alta para ter uma rentabilidade maior no futuro com CDI em queda.
Para isso vou mostrar um gráfico do CDI e da inflação, do Tesouro Prefixado, com a taxa atual de 10,94% ate 2023


  Analise da Inflação e do CDI

 

 Como vimos o CDI caiu de 11,6%  para 8,1% depois voltou a subir de 8,1% até 13,6%, depois disso a Selic voltou a cair para atual 10,14%, e a previsão é de cerca de 8,5% para 2018.

 

Macroeconomia

 

 É possível  que algumas reformas estruturais passem até 2023, ajudando a estabilidade e a redução da taxa de juro.



Estratégia

 

Como o Brasil ainda está com um prefixado alto de 10,94% e longo até 2023, a estratégia é segurar uma taxa de juros alta de 10,94% por causa desta turbulência atual, e quando a situação se resolver daqui a alguns tempo, pode ser em uns meses ou um ano, ou dois,  a taxa do CDI vai baixar, e você vai ganhar um juro alto já que travou a taxa de 10,94% ate 2023.
 Vale a pena referir que este dinheiro deve ser um dinheiro fora da sua reversa de emergência, para em ultimo caso se a estratégia der errado segurar até ao vencimento, (a rentabilidade é garantida só no vencimento) ou esperar a taxa de juros cair para  vender e ganhar com uma venda antecipada. 

Caso tivesse hoje investido 10 000 reais e segurado até ao vencimento 01/01/2023

Ficaria com 17 803  reais bruto, rentabilidade bruta de 10,94%

e com uma 16 434 reais líquidos, rentabilidade liquida de 9,35%



Se o corte dos juros se confirmar  e a taxa  do tesouro baixar mesmo para 8,5% e se vender antecipadamente em 01/01/2018  

  Ficaria com 11855  reais bruto, rentabilidade bruta de 34,70%

e com uma 16 434 reais líquidos, rentabilidade liquida de 27,11%

Quando a taxa do Prefixo desce você tem lucro numa venda antecipada, quando a taxa do Prefixado sobe você tem prejuízo no  Prefixado.




Riscos

 

 Primeiro risco é investir em Prefixado sem ter reversa de emergência, é ai taxa subir e você ter de retirar o dinheiro antes do vencimento tendo prejuízo.
 Exemplo se tivesse comprado a taxa do Prefixado a 10,94% e  a taxa do Prefixado subir ate 12% e você vender antes do vencimento (2023)  pode ter Prejuízo.


Segundo risco é a taxa do CDI subir mais é voce ter  de segurar a taxa até ao vencimento deixando de ganhar uma taxa melhor se tivesse investido no CDI ou tivesse comprado um Prefixado mais tarde com uma taxa mais alta.
Este  exemplo  é parecido com anterior, se tivesse comprado a taxa do Prefixado a 10,94% e  a taxa do Prefixado subir ate 12%. Aqui voce segurava o titulo antigo de 10,94% ate ao vencimento de 2023 para não ter prejuízo, e com o dinheiro do novo aporte comprava o Prefixado de 12%, sem vender e mexer no prefixado anterior de 10,94%, ficando com os dois.




Conclusão

 

  A estratégia dos Prefixados, é uma estratégia mais arriscada, deverá ser feita apenas com uma parte da carteira e com um dinheiro à parte da reversa de emergência.

 Se a taxa do Tesouro Prefixado subir, você deve segurar até ao vencimento para não ter Prejuízo,  e com o dinheiro que sobrou da outra Parte da carteira, ou do novo aporte comprar o novo Prefixado com  taxa mais alta ficando com os dois, sem vender.

 Esta estratégia é boa, quando o CDI está perto da máxima do últimos anos, quando isso acontece deve-se escolher o titulo mais longo para segurar a taxa de juros alta do Prefixado por muitos anos e ganhar muito dinheiro com isso.

Quando o taxa de Juros está muito alta é provável que caia no futuro pois um juro muito alto é insustentável no futuro.

 Espero ter ajudo na analise, mas vale a pena lembrar que a decisão é o risco são da sua conta.
 Por isso analise por você mesmo e tome a melhor decisão pois o dinheiro é seu.





Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário