terça-feira, 15 de agosto de 2017

Ações Lote Padrão ou Fracionário, Vantagens e Desvantagens

Conheça as características de cada um.




Lote Padrão 

 

  No Lote Padrão o mínimo de 100 ações, se quiser comprar mais terá de comprar em múltiplos de 100 (exemplo 200, 300, 400, 1000 ....).

  Usa o código normal (exemplo ABEV3, ITUB4, TAEE11, não é indicação de compra).




Fracionário

 

 Você consegue comprar qualquer numero de Ações de 1 a 99  (exemplo 1, 2, 3, 7, 21, 56, 87, 94, 99).

 O mínimo é 1 e o  máximo  é 99.

 Usa o Código com F no final (exemplo ABEV3F, ITUB4F, TAEE11F, não é indicação de compra).





Algumas informações importantes sobre  o Fracionário

 

  As ações no mercado fracionário são exatamente iguais as outras, tendo os mesmo direitos que as outras. 
   
  Receberá os proventos da mesma maneira, tudo igual.
  No caso de comprar ações ordinárias, (são as que vem geralmente  tem o código com numero 3), voce terá direito de voto igual.

  Uma coisa importante, você pode comprar ações no fracionário sempre que completar 100 ações elas se tornam num lote padrão (exemplo primeira compra 30, segunda compra 30, terceira compra 40, terá 1 lote padrão de 100 ações).




Nota: para efeitos de cálculos vou considerar as corretagens de 10 reais, uma vez que elas variam muito,  desde ate perto de 5 reias, ou em alguns casos perto de 20 reais.





Lote Padrão - Vantagens

 

 Maior liquidez - volume negociado é muito maior do que no Fracionário, podendo vender uma ação em segundos


Menor Spread  - diferença entre a melhor oferta de compra e a venda é muito menor, ou seja você "perde" menos dinheiro por causa da diferença entre a compra e a venda.

Gasta menos dinheiro em corretagens -  Uma vez que voce dificilmente faz mais de 1 ou 2  compras por mês, as vezes terá de  acumular 2 ou 3 meses (no Tesouro Selic ou no Fundo DI ou CDB liquidez diaria)  para ter dinheiro para comprar um lote padrão.

Corretagem pesa menos - como faz compras maiores a corretagem fica um percentagem menor (exemplo, paga 10 reais de corretagem, não paga TED e compra 100 ações a 30 reais, a corretagem fica em 0,33%)

para saber a  % gasta em corretagem uso a seguinte formula

% gasto em corretagem = (( Preço TED + Preço Corretagem) / Valor Aporte em ações )) x100

Neste caso

% gasto em corretagem =(( 0 + 10)/ (100 x30)) x100 = 0,33%

O valor máximo gasto em corretagem deve ser no máximo de 3% (a quem aconselhe apenas 2%).




Lote Padrão - Desvantagens

 

Mais difícil ter uma carteira com as percentagens certas -  vamos supor que tem  20 mil reais, que ter 10 ações diferentes com 2  mil reais cada uma,  ou seja 10% em cada ação, uma ação que custe 30 reais ao comprar um lote de 100 gasta 3 mil reais, ou seja vai ficar com 15% nesta ação, voce pretende ter 10% da carteira  e obrigado a ficar com 15%  da carteira.

 

Mais difícil fazer o custo médio em reais dos aportes  - você pretende fazer o reequilibro da carteira, fazendo um  novo aporte 1000 mil reais na ação que mais se desvalorizou e que tem menor percentagem na sua carteira, só que a ação custa 20 reais voce quer comprar no lote padrão (100 ações) voce é obrigado a gastar 2000 mil reais, senão tiver esse dinheiro, terá de deixar passar o reequilibro da carteira, sem comprar.



Preciso mais Paciência para esperar  - Existem ações com preço perto 50 reais , então para compra um lote de 100 ações precisa de 5 mil reais, vamos supor que voce só pode aportar 500 reias por mês, precisa de 10 meses ate poder comprar um lote padrão, apesar de ser a maneira mais barata uma vez que só paga uma corretagem, é preciso muita paciência (para esperar 10 meses neste caso),  sem desanimar.






Fracionário - Vantagens

 

 Mais fácil ficar com as percentagens da carteira quase certas - o exemplo acima que tem 20 mil reais e quer ficar com 10 ações diferentes de 2 mil reais de cada uma, se a ação custar 30 reais pode comprar 66 ações no fracionário  e ficar com 9,9% nesta ação bem próximo dos 10% desejados.


Mais fácil fazer o custo médio dos aportes em reais - no exemplo acima pretende reequilibrar a carteira, com novo aporte 1000 reias na ação que mais se desvalorizou que tem menor percentagem na sua carteira, a ação custa 20 reais pode comprar 50 ações no fracionário e reequilibrar a carteira, no lote  padrão ia ter que gastar 2 mil reais, se não tivesse esse dinheiro teria de esperar mais um mês.


Todos o meses você investe (compra ações)  - como voce pode comprar qualquer numero de ações, ao separar uma percentagem do seu salário para investimento, você pode comprar ações todos os meses, aqui só atenção para os gastos em corretagens na ultrapassarem os 3% (só fazer para o seu caso, a conta que fiz em cima), se ultrapassar os 3% é melhor acumular o dinheiro e comprar ações a cada 2 ou 3 meses.




Fracionário -  Desvantagens

 

 Menor liquidez - volume negociado é muito menor do que no Lote Padrão, sendo que as ações menos conhecidas geralmente tem um volume muito baixo, só as mais conhecidas que tem um volume razoável.


Maior Spread  - diferença entre a melhor oferta de compra e a venda é grande, ou seja você "perde" mais dinheiro por causa da diferença entre a compra e a venda.


Gasta mais dinheiro em corretagens - exemplo se costuma compra de 20 em 20 ações ate formar um lote padrão de 100 ações terá de gastar 5 corretagens, se cada corretagem custar 10 reais voce gasta 50 reais só em corretagens, enquanto se esperar e comprar 1 Lote de Padrão (100 ações) só paga uma corretagem 10 reais em vez de 50 reais.


Corretagem pesa mais - como faz compras menores a corretagem fica uma percentagem maior (exemplo, paga 10 reais de corretagem, não paga TED e compra 8 ações a 30 reais, a corretagem fica em 4,16%)

para saber a  % gasta em corretagem uso a seguinte formula

% gasto em corretagem = (( Preço TED + Preço Corretagem) / Valor Aporte em ações )) x100

Neste caso

% gasto em corretagem =(( 0 + 10)/ (8 x30)) x100 = 4,16%

O valor máximo gasto em corretagem deve ser no máximo de 3% (a quem aconselhe apenas 2%).

Neste caso é aconselhável acumule dinheiro de  2 ou 3 meses, para a corretagem baixar para 3%

 

 

Conclusão


   Aqui considerei apenas a compra de ações para longo prazo.

  Tanto Lote Padrão com o  Fracionário o importante é que  custo em corretagens (soma da corretagem com  o TED)  não ultrapasse os 3%, se ultrapassar acumule 2 ou 3 meses de aportes (no Tesouro Selic, Fundo DI, CDB liquidez diaria), depois faça uma compra com esses aportes, para assim baixar o custo em corretagens para menos de 3%.

  Lote Padrão ou Fracionário, o importante é escolher a estrategia que mais se adequa a voce.






Lembrando que é apenas minha opinião pessoal, não é uma recomendação.





Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.




22 comentários:

  1. 3% de corretagem já é um valor considerável.

    Eu pago só 4,99 de corretagem, portanto mesmo comprando no fracionário consigo ter corretagens com menos de 1% do total.

    Seu blog sempre com ótimas dicas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelos elogios

      Também considero 3% já um valor considerável, por isso o coloquei como valor máximo (muitas pessoas consideram 2% de valor máximo).

      Menos de 1% em Corretagem é muito bom

      Abraço e bons investimentos





      Excluir
  2. Olá DIL,

    Nunca comprei no fracionário, mas acho válido para quem quer uma ação específica e não tem todo o montante, ou para ações com valor acima de R$ 30,00, cujo lote é bem mais caro mesmo.

    O problema maior é o spread mesmo do fracionário e a menor liquidez.

    Mas, pra quem comprar, vale a pena comprar no fracionário ou lote. O importante é acumular.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Sim, para quem está começando ou para ações com preço alto o mercado fracionário é uma boa opção, desde que o gasto em corretagens não ultrapasse os 3%.

      Concordo o importante é acumular patrimônio em bons ativos

      Abraço e bons investimentos



      Excluir
  3. Sempre opero com lotes padrões devido aos custos.

    Considero que a elevação dos custos de entrada também impacta no risco da operação.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário

      Sim quem tem mais capital é bom comprar lote padrão pois os custos são mais baixos em percentagem, e tem mais liquidez.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  4. Olá...acabei de criar um blog que será mais sobre finanças se puder me add abraços...

    http://gariadvogado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo sucesso para o seu Blog, espero que consiga muitos acessos e leitores


      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  5. Olá DiL, excelente post,aprendi muito com ele. Sou semi-leigo no assunto renda variável, então são informações valiosas para mim. Minha corretora cobra 16,00 por operação, porém nao cobra custodia. Sera que ta bom esse valor?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      O facto de não pagar taxa de custodia é uma coisa muito boa, porque se alguns meses não poder ou não quiser investir em ações não paga nada.

      Há corretoras mais baratas, mas se essa corretora o atende bem, e esta satisfeito o preço esta dentro do normal de mercado, tudo bem

      Como paga 16 reais por operação o importante é que a corretagem não passe dos 3% ou seja deve acumular dinheiro e fazer operações de 533 reais para cima, para a corretagem não pesar.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  6. Parabéns pelo blog e pela abordagem tbm, vivo esse dilema entre juntar para o padrão, ou comprar no fracionário, e como minha meta atual de aportes em R$ 500,00 no fracionário os custos nem chegam a 2% creio que um pouco mais que 1%. vou te add ao meu blogroll, se puder fazer o mesmo e da uma passada lá no meu. Abç.

    http://marombainvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Ainda bem que consegui ajudar, seu custo de corretagem, é bem baixo pouco mais de 1%, é muito bom.


      A única coisa que tem de tomar atenção, fracionário tem menos liquidez na hora de sair em algumas ações

      Obrigado por me adicionar, também costumo acompanhar o seu blog

      Sucesso para nossos Blogs

      Abraço e bons investimentos



      Excluir
  7. Excelente texto DIL,
    Parabéns meu caro!

    Sucesso pra nós.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelos elogios

      Sucesso para nós

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  8. Olá DIF,
    Não tenho boas experiências com lote fracionário. Baixa liquidez. Já tentei me desfazer de 100% de posição e determinada ação e no final sobrou aquele ltezinho de 20 ou 30.
    No geral, tudo muito bem explicado no post. E parabéns pelo blog, muito completo!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelos elogios

      A baixa liquidez de algumas ações no fracionário, pode ser um problema na hora de sair de algumas ações que perdem os fundamentos.

      Para quem tem mais capital o lote padrão tem mais liquidez

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  9. Olá DIL!

    Muito legal sua iniciativa da enquete, já deixei meu voto! Não conheço todos os nomes ali elencados, o que diz muito sobre minha relativa ignorância sobre investimentos.

    Por sorte, nunca precisei investir em fracionários, comecei no mundo das ações quando já tinha capacidade de aporte suficiente para comprar lotes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e por ter participado no enquete.

      A participação dos leitores é ótima, e contribui muito para o Blog, assim podemos crescer e evoluir todos juntos como investidores.

      Praticamente todos os nomes da lista, tem excelente livros ou artigos, vale muito a pena ler, são excelentes aprendizados, eles tem mentalidades vencedoras no mundo das ações.

      A vantagem de comprar lotes que a corretagem pesa menos, além de ter muito mais liquidez, como já tem capacidade de comprar lotes o patrimônio cresce mais rápido.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  10. Ótimo post DIL! Mudei de corretora há uns meses atrás, meus custos de 1% diminuiram para 0,10%. Consigo até fazer mais aportes e alocar melhor os ativos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      0,1% em custos de corretagem, é excelente. Assim fica melhor para investir, pois a corretagem não pesa.

      Abraços e bons investimentos

      Excluir
  11. Você tem alguma estratégia de investimento utilizando aportes mensais, com base em análise fundamentalista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim utilizo essa estrategia. Primeiro faço uma lista de boas empresas, lucrativas, com boa geração de caixa, boa gestão, vantagens competitivas, margens altas e com boas perspetivas futuras.

      Depois defino um preço máximo para elas já considerando uma margem de segurança.

      Em cada mês escolho uma ação que esta abaixo do preço máximo e aporto, se não tiver nenhuma ação com o preço abaixo do máximo, aporto em renda fixa com liquidez diária.

      Também deixo sempre uma parte do dinheiro extra com liquidez diária em renda fixa para as oportunidades.

      Para além disso gosto de fazer o balanceamento da carteira.

      Quando uma ação perde os fundamentos sai da carteira.

      Espero ter respondido a sua pergunta e ajudado.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir